ONU promove campanha que busca melhorar o intercâmbio entre os países do mundo todo em relação à água
Diante do crescente aumento pela demanda da água e a diminuição de sua disponibilidade no mundo, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2013 como o Ano Internacional para a Cooperação pela Água. O objetivo da entidade é incentivar a conscientização da população mundial sobre os desafios de manejo deste bem natural e promover uma maior interação entre as nações no assunto, além de amenizar as tensões pela disputa do líquido.
“Pretendemos pôr um enfoque na importância da cooperação, precisamente do trabalho em conjunto, do diálogo, para evitar conflitos em casos de cursos de água transfronteiriços. Há tensões que podem ser evitadas se nós cooperarmos. Se sentarmos à mesa de negociações com os diferentes países que partilham um determinado curso de água, podemos tentar arranjar as melhores soluções e assegurar que consigam ter água suficiente para aquilo que necessitam.”, disse à Rádio ONU de Lisboa a relatora especial para o Direito à Água e Saneamento, Catarina de Albuquerque.
A campanha não irá se limitar apenas ao dia 22 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Água. Ao longo do ano inteiro planeja-se a realização de eventos, programas e palestras sobre o assunto. O primeiro evento, a Conferência Anual da ONU sobre Água, ocorreu entre os dias 8 e 10 de janeiro, em Zaragoza, na Espanha. No evento foram apresentadas alternativas de cooperação entre países e organizações, como a plataforma Aquastat, um banco de dados da Organização para Alimentação e Agricultura que reúne informações oficiais sobre a hidrografia mundial.
O Ano Internacional para a Cooperação pela Água pode ser acompanhado pelo site da ONU Água.
