Orientação Técnica- Geografia e Cartografia Escolar
PAUTA
Tema: Implementação do
Currículo de Geografia e Cartografia Escolar
Público-alvo: Professores
de Geografia de Ensino Fundamental e Ensino Médio
Objetivos:
·
Retomar
o Currículo de Geografia e a importância da Cartografia Escolar no ensino da
disciplina;
·
Identificar
as dificuldades dos alunos referentes à Cartografia, a partir do desempenho nas
avaliações internas e Saresp.
- Realizar oficina
com atividades de orientação espacial e cartográfica, considerando a
diversidade dos alunos, inclusive aqueles com necessidades especiais.
Conteúdos:
·
Currículo de
Geografia
· Cartografia Escolar
e Cartografia tátil
Recursos Materiais:
·
PPTs- Geografia e
Cartografia Escolar; Cartografia Tátil
·
Multimídia
·
Currículo
de Geografia
·
Cadernos
do Professor e do Aluno
·
Material
impresso
·
Papelaria:
EVA, Microondulado, isopor, cartolina, papel vegetal, massa de modelar, cola,
fita adesiva, tesoura, régua, crepon, alfinete, etc
MOMENTO 1. Sabemos cartografia?
Objetivo: refletir sobre os saberes dos alunos e
professores sobre Cartografia
Procedimentos: Diálogo com os participantes sobre os
saberes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Registro coletivo.
MOMENTO 2. Estudo com itens Saresp e ENEM
Objetivo: Identificar as competências requeridas nas
avaliações e o papel da Educação Cartográfica.
MOMENTO 3. Palestra com Profa. Dra. Arlete
Correia Meneguete FCT-UNESP de Presidente Prudente
Objetivo: Abordar cartografia de forma geral e a
cartografia tátil como possibilidade no ensino de Geografia.
Procedimentos: Interação on line via Skype com a participação ao vivo da Profa. Arlete, da cidade de Presidente
Prudente.
MOMENTO 4. Oficina
Objetivo: Elaborar produtos cartográficos que auxiliem
o ensino de Geografia e valorizem o desenvolvimento da competência leitora
ENCERRAMENTO:
·
Trabalho de casa
·
Avaliação: Registrosobre
encontro
PPT- GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA
A Cartografia escolar se estabelece na interface entre a Cartografia, Educação e Geografia, de maneira que os conceitos cartográficos tomam lugar no currículo e nos conteúdos de disciplinas voltadas para formação de professores. (ALMEIDA, R.D.2007)
O mapa é utilizado
nos diferentes níveis de ensino, o que nos leva a algumas reflexões.
O
QUE?
COMO?
PARA
QUEM? e
COM
QUE RESULTADOS?
Linguagem Cartográfica:
Seu uso deve ser
entendido no contexto da construção dos conhecimentos geográficos (território,
região, lugar, etc);
A aprendizagem dessa
linguagem deve contribuir para o entendimento da lógica da (re)produção dos
territórios;
Essa aprendizagem
depende, em grande parte, das concepções de Geografia e do ensino dessa
disciplina que os professores e seus alunos possuem;
Fonte: KATUTA, Angela M. (2004)
Geografia e Cartografia
A
Cartografia não é apenas mais um conteúdo dentro da Geografia, ela perpassa
todos os outros conteúdos ao desenvolver as habilidades de orientação,
localização, representação e leitura de mapas. (CAVALCANTI, Lana 2005)
Princípios
centrais do Currículo
•A escola que aprende,
•O currículo como
espaço de cultura,
• As competências como
eixo de aprendizagem,
•A prioridade da
competência de leitura e de escrita,
• A articulação das
competências para aprender e a
•Contextualização no
mundo do trabalho.
Estrutura do Currículo:
•Propõe
atividades docentes para todas as aulas,em todas as séries e disciplinas.
• Currículo
de Ciências Humanas, Cadernos do Professor e Cadernos do Aluno.
Recursos Fundamentais:
Cartografia
e outras linguagens visuais (gráficos, vídeos, pinturas, fotografia etc)
Textos
contínuos (narrativos, científicos, jornalísticos, literários etc)
Trabalho
de campo.
A Geografia e o usuário com Deficiência
Visual
Considerando as
pessoas com necessidades especiais, o grupo que apresenta maiores
dificuldades
no estudo da Geografia é o de pessoas com deficiência visual;
Como imaginar uma
Geografia sem imagens, sem representações ou mapas? As
pessoas com deficiência
visual tem o direito de conhecer este mundo, utilizando todos os canais e
linguagens da comunicação.
O que é CARTOGRAFIA TÁTIL?
A
Cartografia Tátil pode ser definida como a ciência e a arte de transpor uma informação visual de tal maneira que o Resultado seja um documento que possa ser
utilizado por pessoas com deficiência visual.
REFEFÊNCIAS:
ALMEIDA, A. R.; GUERRERO, A. L. e FIORI, S.R. Geografiae Cartografiapara o Turismo, IAP/MTURIPSIS, São Paulo,2007.
Disponívelpara downloadno s Site:http://caminhosdofuturo.com.brALMEIDA
LEMADI –DG –FFLCH –USP
BRASIL, Parametros Curriculares Nacionais. 1988
COUTO, Mia. Pensatempos. Lisboa: Editorial
Caminho, 2004.
GIDDENS, Anthony. Mundo em descontrole.
Rio de Janeiro: Record, 2000.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. São
Paulo: Edições Loyola, 1996.
_____________. Espaços
de esperança. São
Paulo: Edições Loyola, 2005.
LAcOSTE, Yves. A geografia – Isso serve em
primeiro lugar para fazer a guerra. Campinas,
SP: Papirus, 1993.
MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia
–
Pequena história crítica, 19ª
ed. São Paulo:
Annablume, 2003.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do
futuro. São Paulo: Cortez,
2001.
PEREIRA, Diamantino. “Paisagens, lugares
e espaços: a geografia no ensino básico”.
Boletim Paulista de
Geografia, São Paulo,
n° 79, 2003.
ROLDÃO, M. do Céu. Gestão do currículo
e
avaliação de competências. Lisboa:
Presença,
2003.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço.
São
Paulo: Hucitec, 1996.
SEE. Curriculo de Ciencias Humanas. 2010
SODRÉ, Nelson W. Introdução à
geografia. Rio de Janeiro: Vozes, 1985.

Fig. 1 - Escala gráfica em Km ( escala métrica) Fig. 2 - Escala gráfica em Km e milhas
Nota: Quanto maior o denominador da fracção, mais reduzida é a escala.
Consoante o grau de redução efectuado para realizar o mapa vamos ter mapas de diferentes escalas. Vamos considerar duas grandes categorias de mapas atendendo ao grau de redução; o mapas de grande escala e os mapas de pequena escala.

Os mapas de grande escala são mapas que se aproximam muito da realidade, ou seja, não foram muito reduzidos. Têm escalas compreendidos entre 1/10 000 e 1 / 100 000. Por exemplo : 1/50.000 é superior a 80.000. Estes mapas representam pequenas áreas de território mas com uma grande riqueza a nível do pormenor.
As plantas e mapas topográficos (que representam colinas, rios, cidade e comunicações da área representada) são exemplos de mapas de grande escala.

Carta topográfica ( fonte: Instituto Geográfico do Exército)1/50.000
Os mapas de pequena escala são mapas em que a realidade foi muito reduzida, servindo para representar grandes superfícies ou a totalidade do planeta, mas com poucos pormenores ( mapa corográfico, planisférios ou mapas-mundi ). Têm escalas inferiores a 1/100 000. Estes mapas representam vastas áreas de territórios mas com pouca riqueza de pormenor. Estes mapas servem sobretudo para termos uma visão de conjunto acerca dos fenómenos que se passam a nível mundial, como é o caso da distribuição mundial do climas..

Mapa de pequena escala
Para trabalhar com escalas, ou seja, para saber quanto mede determinada distância entre dois pontos na realidade, é necessário saber fazer reduções.
Nota: Não te esqueças das reduções. Não podes misturar diferentes unidades na mesma operação.
Segue as seguintes regras:
Exemplos:
6 000 000 cm = 60 km (conta-se 5 casas para a esquerda a partir das unidades)
10 km = 1 000 000 cm (conta-se 5 casas para a direita a partir das unidades)
Problema A - Temos um mapa com escala 1 / 250 000. Nesse mapa as localidades A e B estão separadas 4 cm. Qual a distância que as separa na realidade?
Problema B - No mesmo mapa, queremos assinalar uma localidade K que se encontra situada 3 km a Norte da localidade A.
Problema C - Temos uma planta de uma sala de aula sem escala. Nesta planta as janelas estão representadas com 1 cm, mas sabemos que na realidade medem 3 metros.
Neste problema sabemos a distância no mapa e a distância real. Queremos saber a escala.
Resolução:
1º - temos de reduzir os 3 m a centímetros, dá 300. Agora já podemos efectuar os cálculos.
FONTE: http://www.prof2000.pt/users/elisabethm/geo7/escalas.htm
ESCALAS NUMÉRICAS E ESCALAS GRÁFICAS
ESCALAS NUMÉRICAS:
A escala numérica é representada sob a forma de fração. O numerador é sempre a unidade (1) e indica a distância no mapa, e o denominador a distância real (número de vezes que a realidade foi reduzida para ser cartografada) correspondente, sempre em centímetros (cm).
A escala numérica pode ser representada de três formas diferentes.
Exemplo:
ESCALAS GRÁFICAS:
A escala gráfica é representada sob a forma de um segmento de reta, normalmente subdividido em seções e ao longo do qual são registadas as distâncias reais correspondentes às dimensões do segmento. Em alguns mapas essas distâncias surgem na escala métrica europeia ( fig. 1) e noutros conjugam-se as unidades de medida europeias com as anglo-saxónicas (fig. 2) - em milhas ( utilizadas pelos ingleses e americanos).

Fig. 1 - Escala gráfica em Km ( escala métrica) Fig. 2 - Escala gráfica em Km e milhas
Ex.: Na escala 1: 100 000 - "1 cm" representa a distância no mapa enquanto que o "100 000 cm" representa a distância real. Isto significa que 1 cm no mapa corresponde a 100 000 cm na realidade, ou seja 1 km
Exemplo da utilização dos dois tipos de escalas na mesma situação
Já deves ter reparado que alguns mapas trazem uma escala gráfica, outros trazem uma escala numérica e, existem ainda, os que trazem os dois tipos de escalas. Observa o mapa de Portugal e poderás ver que o mesmo mapa pode ser acompanhado por qualquer um dos tipos de escalas. Como sabes, as escalas gráficas e numéricas representam-se de forma diferente mas têm o mesmo objectivo.
|
Vantagens e desvantagens da utilização das escalas gráficas e numéricas...
Escala gráfica
|
Escala numérica
| ||
Vantagens
|
Desvantagens
|
Vantagens
|
Desvantagens
|
Mantêm-se a proporcionalidade quando surgem reduções, ampliações
|
Menor precisão/rigorosa
|
Maior precisão/rigorosa
|
Imprópria para reduções, ampliações
|
COMPARAÇÃO ENTRE ESCALAS:
Aplicação
|
Área representada
| Tamanho da escala | Nível de análise (nº e qualidade dos pormenores |
Quantidade de território
representado
|
| Planta da casa | 1:100/1:200 |
Grande escala
(Escala igual ou superior a 1/100.000)
|
Nível de análise é maior
(muitos pormenores)
|
Reduzido (menor área representada)
escala descritiva
|
| Planta de arruamentos | 1:500/1.1000 | |||
| Planta de bairros de cidades, aldeias. |
1:1.000/1:2.000/1:5.000
| |||
| Mapas de grandes propriedades (rurais ou industriais), província, região. | 10.000/1:25.000/1:50.000/1:75.000/1:100.000 | |||
| Mapas de estados, países, continentes, Mundo | 1:800.000/ 1:10.000.000/90.000.000/1: 600 000 000 |
Pequena escala
(Escala inferior a 1/100.000)
|
Nível de análise é menor
(poucos pormenores)
|
Elevado (maior área representada)escala explicativa
|

| Os mapas de grande escala mostram muitos pormenores da realidade ( ruas, quarteirões, vias de comunicação, etc., sendo, por isso, muito úteis para a exploração a pé de uma pequena área.Para representar a ocupação do solo numa cidade é necessário trabalhar com mapas de grande escala, em que a área representada é menor e o nível de análise é maior.
Planta de Lisboa ( mapa de grande escala).
| ![]() |
As plantas e mapas topográficos (que representam colinas, rios, cidade e comunicações da área representada) são exemplos de mapas de grande escala.

Carta topográfica ( fonte: Instituto Geográfico do Exército)1/50.000

Mapa de pequena escala
Dentro dos mapas de grande escala podemos encontrar as plantas (com escalas superiores a 1/10 000) e os mapas topográficos. Na categoria dos mapas de pequenas escalas temos os mapas corográficos e os planisférios.
A escala de um mapa é um auxiliar precioso para calcularmos distâncias. Face a um mapa podemos de ter de calcular:- a distância real;
- a distância no mapa;
- a escala do mapa

Quilómetro
|
Hectómetro
|
Decâmetro
|
Metro
|
Decímetro
|
Centímetro
|
milímetro
|
km
|
hm
|
dam
|
m
|
dm
|
cm
|
mm
|
Segue as seguintes regras:
Exemplos:
6 000 000 cm = 60 km (conta-se 5 casas para a esquerda a partir das unidades)
10 km = 1 000 000 cm (conta-se 5 casas para a direita a partir das unidades)
COMO CALCULAR DISTÂNCIAS REAIS

1. Identifica a escala presente no mapa - 1/21000000.

2. Mede com a régua a distância entre os lugares que queres saber.
Exemplo :
Lisboa - Londres ( 9cm )
3. Usa a regra da proporcionalidade para calcular a distância real.
1cm 9cm
-------------- = --------
21000000cm X
-------------- = --------
21000000cm X
x = 21000000 x 9:1
:X=189.000.000
X= 1890Kms
Problemas com escalas
Neste problema sabemos a escala e a distância no mapa. Pretendemos saber a distância real.
Resolução:
1cm 4cm
-------------- = --------
250000 cm X
-------------- = --------
250000 cm X
x = 250000 x 4
:X=250000cm=1000000cm
X= 10 Kms
Resposta: as duas localidades distam entre si 10 km.
Neste problema sabemos a escala do mapa e a distância real. Queremos saber a distância no mapa.
Resolução:
1º - temos de reduzir os 3 km a centímetros, dá 300000. Agora já podemos efectuar os cálculos.
1cm X
-------------- = --------
250000 cm 300.000
-------------- = --------
250000 cm 300.000
X=300.000 : 250000 =1,2 cm
Resposta: no mapa devemos medir 1,2 cm, para Norte da localidade A e assinalar a localidade K.
Neste problema sabemos a distância no mapa e a distância real. Queremos saber a escala.
Resolução:
1º - temos de reduzir os 3 m a centímetros, dá 300. Agora já podemos efectuar os cálculos.
1cm 1
-------------- = --------
300 cm X
-------------- = --------
300 cm X
X=300 x 1:1 =300
Resposta: a escala dessa planta é de 1 / 300.FONTE: http://www.prof2000.pt/users/elisabethm/geo7/escalas.htm


