Material OT Geografia


Orientação Técnica- Geografia e  Cartografia Escolar

PAUTA

Tema: Implementação do Currículo de Geografia e Cartografia Escolar
Público-alvo: Professores de Geografia de Ensino Fundamental e Ensino Médio
Objetivos:
·         Retomar o Currículo de Geografia e a importância da Cartografia Escolar no ensino da disciplina;
·         Identificar as dificuldades dos alunos referentes à Cartografia, a partir do desempenho nas avaliações internas e Saresp.
  • Realizar oficina com atividades de orientação espacial e cartográfica, considerando a diversidade dos alunos, inclusive aqueles com necessidades especiais.
Conteúdos:
·      Currículo de Geografia
·      Cartografia Escolar e Cartografia tátil

Recursos Materiais:
·      PPTs- Geografia e Cartografia Escolar; Cartografia Tátil
·      Multimídia
·      Currículo de Geografia
·      Cadernos do Professor e do Aluno
·      Material impresso
·      Papelaria: EVA, Microondulado, isopor, cartolina, papel vegetal, massa de modelar, cola, fita adesiva, tesoura, régua, crepon, alfinete, etc

MOMENTO 1. Sabemos cartografia?
Objetivo: refletir sobre os saberes dos alunos e professores sobre Cartografia
Procedimentos: Diálogo com os participantes sobre os saberes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Registro coletivo.

MOMENTO 2. Estudo com itens Saresp e ENEM
Objetivo: Identificar as competências requeridas nas avaliações e o papel da Educação Cartográfica.

MOMENTO 3. Palestra com Profa. Dra. Arlete Correia Meneguete FCT-UNESP de Presidente Prudente
Objetivo: Abordar cartografia de forma geral e a cartografia tátil como possibilidade no ensino de Geografia.
Procedimentos: Interação on line via Skype com a participação  ao vivo da Profa. Arlete, da cidade de Presidente Prudente.

MOMENTO 4. Oficina
Objetivo: Elaborar produtos cartográficos que auxiliem o ensino de Geografia e valorizem o desenvolvimento da competência leitora

ENCERRAMENTO:
·         Trabalho de casa
·         Avaliação: Registrosobre encontro


    

PPT- GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA


A Cartografia escolar se estabelece na interface entre a Cartografia, Educação e Geografia, de maneira que os conceitos cartográficos tomam lugar no currículo e nos conteúdos de disciplinas voltadas para formação de professores. (ALMEIDA, R.D.2007)
        O mapa é utilizado nos diferentes níveis de ensino, o que nos leva a algumas reflexões.
—  O QUE?
—COMO?
—PARA QUEM? e
—COM QUE RESULTADOS?

Linguagem Cartográfica:
—Seu uso deve ser entendido no contexto da construção dos conhecimentos geográficos (território, região, lugar, etc);
—A aprendizagem dessa linguagem deve contribuir para o entendimento da lógica da (re)produção dos territórios;
—Essa aprendizagem depende, em grande parte, das concepções de Geografia e do ensino dessa disciplina que os professores e seus alunos possuem;

                  Fonte: KATUTA, Angela M. (2004)

Geografia e Cartografia 
—A Cartografia não é apenas mais um conteúdo dentro da Geografia, ela perpassa todos os outros conteúdos ao desenvolver as habilidades de orientação, localização,  representação e leitura de mapas. (CAVALCANTI, Lana 2005)
Princípios centrais do Currículo
•A escola que aprende,
•O currículo como espaço de cultura,
• As competências como eixo de aprendizagem,
•A prioridade da competência de leitura e de escrita,
• A articulação das competências para aprender e a
•Contextualização no mundo do trabalho.

Estrutura do Currículo:
•Propõe atividades docentes para todas as aulas,em todas as séries e disciplinas.
• Currículo de Ciências Humanas, Cadernos do Professor e Cadernos do Aluno.

Recursos Fundamentais:
Cartografia e outras linguagens visuais (gráficos, vídeos, pinturas, fotografia etc) 
Textos contínuos (narrativos, científicos, jornalísticos, literários etc)
Trabalho de campo.

A Geografia e o usuário com Deficiência Visual
Considerando as pessoas com necessidades especiais, o grupo que apresenta maiores
dificuldades no estudo da Geografia é o de pessoas com deficiência visual;
Como imaginar uma Geografia sem imagens, sem representações ou mapas? As
pessoas com deficiência visual tem o direito de conhecer este mundo, utilizando todos os canais e linguagens da comunicação.

O que é CARTOGRAFIA TÁTIL?
—A Cartografia Tátil pode ser definida como a ciência e a arte de transpor uma informação visual de tal maneira que o Resultado seja um documento que possa ser utilizado por pessoas com deficiência visual.



REFEFÊNCIAS:

ALMEIDA, A. R.; GUERRERO, A. L. e FIORI, S.R. Geografiae Cartografiapara o Turismo, IAP/MTURIPSIS, São Paulo,2007. 

           Disponívelpara downloadno s Site:http://caminhosdofuturo.com.brALMEIDA 


LEMADI –DG –FFLCH –USP

BRASIL, Parametros Curriculares Nacionais. 1988

COUTO, Mia. Pensatempos. Lisboa: Editorial  
Caminho, 2004.

GIDDENS, Anthony. Mundo em descontrole.  
Rio de Janeiro: Record, 2000.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. São  
Paulo: Edições Loyola, 1996.

_____________. Espaços de esperança. São  
Paulo: Edições Loyola, 2005.

LAcOSTE, Yves. A geografia – Isso serve em  
primeiro lugar para fazer a guerra. Campinas, 

SP: Papirus, 1993.

MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia –  
Pequena história crítica, 19ª ed. São Paulo: 
Annablume, 2003.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 
2001.

PEREIRA, Diamantino. “Paisagens, lugares e  espaços: a geografia no ensino básico”.

Boletim Paulista de Geografia, São Paulo,  
n° 79, 2003.


ROLDÃO, M. do Céu. Gestão do currículo e  
avaliação de competências. Lisboa: Presença,  

2003.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São  
Paulo: Hucitec, 1996.


SEE. Curriculo de Ciencias Humanas. 2010
SODRÉ, Nelson W. Introdução à geografia. Rio de Janeiro: Vozes, 1985.



ESCALAS NUMÉRICAS E ESCALAS GRÁFICAS


ESCALAS NUMÉRICAS:
A escala numérica é representada sob a forma de fração. O numerador é sempre a unidade (1) e indica a distância no mapa, e o denominador a distância real (número de vezes que a realidade foi reduzida para ser cartografada) correspondente, sempre em centímetros (cm).
A escala numérica pode ser representada de três formas diferentes.
Exemplo:

ESCALAS GRÁFICAS:
A escala gráfica é representada sob a forma de um segmento de reta, normalmente subdividido em seções e ao longo do qual são registadas as distâncias reais correspondentes às dimensões do segmento. Em alguns mapas essas distâncias surgem na escala métrica europeia ( fig. 1) e noutros conjugam-se as unidades de medida europeias com as anglo-saxónicas (fig. 2) - em milhas ( utilizadas pelos ingleses e americanos).
                           
Fig. 1 - Escala gráfica em Km ( escala métrica)              Fig. 2 - Escala gráfica em Km e milhas


Ex.: Na escala 1: 100 000 - "1 cm" representa a distância no mapa enquanto que o "100 000 cm" representa a distância real. Isto significa que 1 cm no mapa corresponde a 100 000 cm na realidade, ou seja 1 km

Exemplo da utilização dos dois tipos de escalas na mesma situação
Já deves ter reparado que alguns mapas trazem uma escala gráfica, outros trazem uma escala numérica e, existem ainda, os que trazem os dois tipos de escalas. Observa o mapa de Portugal e poderás ver que o mesmo mapa pode ser acompanhado por qualquer um dos tipos de escalas. Como sabes, as escalas gráficas e numéricas representam-se de forma diferente mas têm o mesmo objectivo.
 
Vantagens e desvantagens da utilização das escalas gráficas e numéricas...
Escala gráfica
Escala numérica
Vantagens
Desvantagens
Vantagens
Desvantagens
Mantêm-se a proporcionalidade quando surgem reduções, ampliações
Menor precisão/rigorosa
Maior precisão/rigorosa
Imprópria para reduções, ampliações

COMPARAÇÃO ENTRE ESCALAS:
Aplicação
Área representada
Tamanho da escalaNível de análise (nº e qualidade dos pormenores
Quantidade de território
representado
Planta da casa1:100/1:200
 Grande escala
(Escala igual ou superior a 1/100.000)
Nível de análise é maior
(muitos pormenores)

Reduzido (menor  área representada)
escala descritiva
Planta de arruamentos1:500/1.1000 
Planta  de bairros de cidades,  aldeias.
1:1.000/1:2.000/1:5.000
Mapas de  grandes propriedades (rurais ou industriais), província, região.10.000/1:25.000/1:50.000/1:75.000/1:100.000
Mapas de estados, países, continentes, Mundo1:800.000/ 1:10.000.000/90.000.000/1: 600 000 000
Pequena escala
 (Escala inferior a 1/100.000)
Nível de análise é menor
(poucos pormenores)
 Elevado (maior  área representada)escala explicativa
Nota: Quanto maior o denominador da fracção, mais reduzida é a escala.


Consoante o grau de redução efectuado para realizar o mapa vamos ter mapas de diferentes escalas. Vamos considerar duas grandes categorias de mapas atendendo ao grau de redução; o mapas de grande escala e os mapas de pequena escala.

Os mapas de grande escala mostram muitos pormenores da realidade ( ruas, quarteirões, vias de comunicação, etc., sendo, por isso, muito úteis para a exploração a pé de uma pequena área.Para representar a ocupação do solo numa cidade é necessário trabalhar com mapas de grande escala, em que a área representada é menor e o nível de análise é maior.





Planta de Lisboa ( mapa de grande escala).
Os mapas de grande escala são mapas que se aproximam muito da realidade, ou seja, não foram muito reduzidos. Têm escalas compreendidos entre 1/10 000 e 1 / 100 000. Por exemplo : 1/50.000 é superior a 80.000. Estes mapas representam pequenas áreas de território mas com uma grande riqueza a nível do pormenor.
As plantas e  mapas topográficos (que representam colinas, rios, cidade e comunicações da área representada)  são exemplos de mapas de grande escala.
Carta Topográfica
Carta topográfica ( fonte: Instituto Geográfico do Exército)1/50.000
 
Os mapas de pequena escala são mapas em que a realidade foi muito reduzida, servindo para representar grandes superfícies ou a totalidade do planeta, mas com poucos pormenores ( mapa corográfico,  planisférios ou mapas-mundi ). Têm escalas inferiores a 1/100 000. Estes mapas representam vastas áreas de territórios mas com pouca riqueza de pormenor. Estes mapas servem sobretudo para termos uma visão de conjunto acerca dos fenómenos que se passam a nível mundial, como é o caso da distribuição mundial do climas..

Mapa de pequena escala
Dentro dos mapas de grande escala podemos encontrar as plantas (com escalas superiores a 1/10 000) e os mapas topográficos. Na categoria dos mapas de pequenas escalas temos os mapas corográficos e os planisférios.
 A escala de um mapa é um auxiliar precioso para calcularmos distâncias. Face a um mapa podemos de ter de calcular:
  • a distância real;
  • a distância no mapa;
  • a escala do mapa
Para trabalhar com escalas, ou seja, para saber quanto mede determinada distância entre dois pontos na realidade, é necessário saber fazer reduções.
Quilómetro
Hectómetro
Decâmetro
Metro
Decímetro
Centímetro
milímetro
km
hm
dam
m
dm
cm
mm
Nota: Não te esqueças das reduções. Não podes misturar diferentes unidades na mesma operação.
Segue as  seguintes regras:
Exemplos:
6 000 000 cm = 60 km (conta-se 5 casas para a esquerda a partir das unidades)
10 km = 1 000 000 cm (conta-se 5 casas para a direita a partir das unidades)

COMO CALCULAR DISTÂNCIAS REAIS
    1. Identifica a escala presente no mapa - 1/21000000. 
    2. Mede com a régua a distância entre os lugares que queres saber.
Exemplo :
              Lisboa - Londres    ( 9cm )
    3. Usa a regra da proporcionalidade para calcular a distância real.
         1cm          9cm
-------------- = --------
21000000cm       X
          
                                               x = 21000000 x 9:1
:X=189.000.000
X= 1890Kms

Problemas com escalas
Problema A - Temos um mapa com escala 1 / 250 000. Nesse mapa as localidades A e B estão separadas 4 cm. Qual a distância que as separa na realidade?
Neste problema sabemos a escala e a distância no mapa. Pretendemos saber a distância real.
Resolução:
         1cm          4cm
-------------- = --------
250000 cm          X
          
                                               x = 250000 x 4
:X=250000cm=1000000cm
X= 10 Kms

Resposta: as duas localidades distam entre si 10 km.
 
 Problema B - No mesmo mapa, queremos assinalar uma localidade K que se encontra situada  3 km  a Norte da localidade A.
Neste problema sabemos a escala do mapa e a distância real. Queremos saber a distância no mapa.
Resolução:
1º  - temos de reduzir os 3 km a centímetros, dá 300000. Agora já podemos efectuar os cálculos.
         1cm             X
-------------- = --------
250000 cm        300.000
           X=300.000 : 250000 =1,2 cm
Resposta: no mapa devemos medir 1,2 cm, para Norte da localidade A e assinalar a localidade K.

 Problema C - Temos uma planta de uma sala de aula sem escala. Nesta planta as janelas estão representadas com 1 cm, mas sabemos que na realidade medem 3 metros.
Neste problema sabemos a distância no mapa e a distância real. Queremos saber a escala.
Resolução:
1º  - temos de reduzir os 3 m a centímetros, dá 300. Agora já podemos efectuar os cálculos.

     1cm                 1
-------------- = --------
300 cm                  X
           X=300 x 1:1  =300
  Resposta: a escala dessa planta é de 1 / 300.

FONTE: http://www.prof2000.pt/users/elisabethm/geo7/escalas.htm