O ensino de Geografia nas escolas de nível fundamental e médio conta com a criatividade dos professores que põem em prática elementos que auxiliam os alunos a imaginar e visualizar o espaço terrestre.
Com materiais de baixo custo, sucata ou material descartável, é possível melhorar as aulas de Geografia para dar ao aluno meios para apreender e perceber alguns fenômenos ou conceitos geográficos importantes. No Curso de Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro (SP), é oferecida para os alunos de Licenciatura, como disciplina obrigatória do currículo, a aula de "Instrumentação para o Ensino de Geografia". O curso é ministrado em um laboratório didático (Laboratório de Apoio ao Ensino de Geografia - LAEGE), vinculado ao Departamento de Geografia, com aulas práticas, correspondentes a uma série de "projetos", que objetivam dar ao futuro professor os meios para melhorar seu desempenho didático.
Técnicas simples e práticas
O ensino de técnicas simples e práticas para a produção de instrumentos didáticos já faz parte do cabedal incorporado pelo aluno (futuro professor) que deve, a partir daí, colocar em prática sua criatividade para enriquecer suas aulas, particularmente voltadas ao ensino fundamental e médio.
Não raro, ao entrarem no mercado de t rabalho, muitos alunos sentem necessidade de recorrer ao LAEGE para adquirir alguns "projetos" e imprimir mais dinamismo em suas aulas. Aliás, a disciplina "Instrumentação" está aberta para receber professores de nível fundamental e médio, assim como alunos-ouvintes, sem qualquer custo. Para tal, basta a inscrição no início do período letivo.
EXEMPLOS: Como fazer o interior da Terra? Separe o globo de isopor em duas partes e, numa delas, coloque um dos pedaços de papelão cortado em círculo de modo que se encaixe um pouco abaixo do contato entre as duas semiesferas.
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Corte ao meio a esfera de isopor de 100 mm que sobrou, de modo que a metade da esfera seja colada no meio do papelão já fixo numa das semiesferas, formando o Núcleo da terra
; na outra semiesfera, faça um buraco em forma de círculo, de modo que ao acoplar as duas semiesferas, uma se encaixe perfeitamente na outra. Pinte a meia esfera (o Núcleo) colada no centro do papelão encaixado na semiesfera, num degradê de vermelho mais intenso no centro e menos intenso nas bordas; pinte em torno (o Manto), também em degradê, do alaranjado ao amarelo, na direção das bordas do círculo, até próximo da Crosta, que poderá ser pintada de duas cores (uma na parte interna, marrom, representado o SIMA e a externa, verde, representado o SIAL).


