segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Atualidade

Dia da consciência negra
No dia 20 de novembro, comemoramos o Dia da Consciência Negra. Em todo o país acontecem eventos que lembram a história dos negros, falam sobre a cultura dos povos africanos e a importância deles na nossa sociedade. Os africanos chegaram ao Brasil para trabalhar como escravos a partir da metade do século 16. Embora o fim da escravidão tenha sido declarado com uma lei em 13 de maio de 1888, a homenagem é feita em 20 de novembro. Isso porque nesse dia, no ano de 1695, foi morto um importante representante dos negros: Zumbi. 
Não se sabe muito sobre a história de Zumbi, pois os poucos registros sobre ele foram feitos pelos portugueses que colonizaram o Brasil e eles podem ter distorcido os dados. 

LUTA POR LIBERDADE-  O que se sabe é que Zumbi era um homem forte, nascido no Brasil ou na África, que queria acabar com as condições ruins em que seu povo vivia. 

Ele era o líder do Quilombo dos Palmares, uma vila que ficava entre Alagoas e Pernambuco. Quilombo é uma palavra africana que significa povoação. E dava nome aos esconderijos que abrigavam negros 
fugidos de seus senhores. 
O Quilombo dos Palmares surgiu no final do século 16 e ficava no meio da mata. Ele existiu durante cerca de 100 anos e deve ter abrigado até umas 20 mil pessoas. 
No começo, Palmares era bem isolado. Para sobreviver, os habitantes caçavam e plantavam alimentos como mandioca e feijão. Com o tempo, é provável que tenham feito comércio com índios e brancos da vizinhança. 
Além de terem escapado das fazendas, os moradores de Palmares organizavam grupos para tirar outros negros do trabalho forçado. E muitas vezes tinham sucesso. 
Como na época a escravidão era permitida e os negros não podiam fugir dos seus senhores, as autoridades de Portugal tentaram acabar com o quilombo mais de 40 vezes! 

RESISTÊNCIA - Em 1678, os portugueses tentaram um acordo: eles não destruiriam o povoado se os escravos voltassem para o trabalho. Zumbi não aceitou a proposta e organizou uma luta. Só que, em 6 de fevereiro de 1694, Palmares foi ocupado e Zumbi fugiu. Ele continuou lutando, mas morreu numa armadilha no dia 20 de novembro de 1695. 

VOCÊ SABIA QUE… 

- A lei que aprovou o feriado de 20 de novembro tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira? 
- O Quilombo dos Palmares ficava num terreno cheio de barrancos e palmeiras que formavam uma muralha natural contra os portugueses? 
- Os navios negreiros trouxeram milhões de escravos ao Brasil? 
- Só na Bahia são usadas cerca de 5 mil palavras de origem africana.

Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/fique-ligado/conteudo_planetinha_413207.shtml