segunda-feira, 8 de outubro de 2012


Geografia para educadores: a experiência norte-americana

Por José William Vesentini 

      Meio ambiente e educação global são agora partes do curso de qualquer estudante, a nível fundamental ou médio, nos Estados Unidos e também em grande parte do mundo. Todavia, algumas pesquisas realizadas entre grupos de estudantes mostraram que eles sabem muito pouco sobre geografia. Isso é estranho e inaceitável na medida em que a geografia é o estudo do nosso próprio planeta enquanto morada da humanidade. O que poderia ser mais importante? O propósito deste livro é auxiliar os professores de geografia sobre o "como" e o "que" ensinar nessa disciplina revalorizada. Grande parte deles expressou o seu sentimento de desconhecimento frente aos novos National Geography Standards, documentos que oram editados há pouco. Usando esses documentos como referência, em especial os cinco temas fundamentais do ensino geográfico aí colocados --Localização, Lugar, Interação homem/meio ambiente, Movimentos e Região -- , este texto tenta explicar o sistema físico, cultural e econômico que interage e opera neste dinâmico planeta, de forma a que os professores o compreendam e adaptem ao nível de seus alunos. 
          O objetivo deste e também do National Geography Standards é abandonar o tradional estereótipo da geografia como memorização através de uma concepção explicativa sobre como o sistema planetário funciona(...) 
                       Mais em:  http://www.geocritica.com.br/texto04.htm